Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2013

EUA reduzem apoio financeiro ao IFRS

-->
Por Fernando Torres | De São Paulo




Empresas e entidades dos Estados Unidos reduziram em 30% as doações para a Fundação IFRS em 2012. Em termos absolutos, a contribuição de 1,22 milhão de libras no ano passado foi a menor desde 2007, quando a divulgação passou a ser feita pela entidade responsável por manter financeiramente o Iasb, órgão que elabora as normas contábeis internacionais.
Os donativos americanos representaram no ano passado apenas 5% da receita total da Fundação IFRS, em comparação com um percentual que chegou a ser de 12% em 2007 e vem caindo ano a ano desde então.
A redução das doações dos EUA parece um reflexo da falta de engajamento do país em relação ao processo de convergência para um único padrão contábil global, que está cada vez mais próximo de ficar só no mundo das ideias.
Em 2011, a Financial Accouting Foundation (FAF), que mantém o Fasb, órgão responsável pela normas contábeis dos EUA, doou 300 mil libras para ajudar a manter o Iasb. No ano passado, o repasse não se repetiu.
Como resume bem um dos ditados preferidos dos profissionais de investimento - "Put your money where your mouth is" -, se a pessoa realmente acredita no que fala, ela deve estar suficientemente confiante para arriscar seu próprio dinheiro naquilo que defende.
Nesse caso, a redução da verba doada por empresas e entidades dos EUA apenas acompanha a mudança no discurso de autoridades que ocorreu principalmente ao longo de 2012.